SHUMSKAYA/ISTOCK
Beleza Beleza

Manhã e noite: descubra a ordem certa dos produtos para uma pele linda

Quando o assunto é beleza, a ordem altera sim o resultado, e conhecer a sequência certa pela manhã e noite é a chave para uma pele linda e uma rotina muito mais prática. Saiba como usar os seus produtos favoritos da maneira correta para potencializar os resultados.

+ Seis lindas tendências de casamento para inspirar o seu grande dia

+ Dicas práticas te ajudam a acertar nas sobreposições para o trabalho

+ Quatro maneiras de modernizar os longos sem perder nada no comprimento

Pela manhã

Pela manhã, rosto pode ser lavado apenas com água fria. Foto: thinkstock
Pela manhã, rosto pode ser lavado apenas com água fria. Foto: thinkstock

Se você seguir uma rotina noturna adequada a manhã será mais rápida e tranquila, começando por uma limpeza bem simples. “Teoricamente, a limpeza mais profunda já aconteceu na noite anterior, então podemos lavar apenas com água fria. Nunca use a quente, porque ela tira a película invisível da pele que protege do excesso de desidratação”, explica o dermatologista Valcinir Bedin, mestre e doutor em medicina pela UNICAMP.

Na sequência, é hora de hidratar, um passo essencial para qualquer tipo de pele. “A hidratação é essencial e não tem idade. O hidratante deve ser adequado para pele seca ou oleosa, e aplicado todos os dias. Deixe absorver bem e, se quiser, escolha um que tenha outros ativos como os de rejuvenescimento. As mãos também precisam ser hidratadas, então use o mesmo que para o rosto, ou um próprio para elas caso estejam muito ressecadas”, aconselha.

Protetor solar é diário e deve ser aplicado antes da maquiagem. Foto: thinkstock
Protetor solar é diário e deve ser aplicado antes da maquiagem. Foto: thinkstock

E, claro, não é porque é outono que você pode se livrar do protetor solar, o maior aliado da juventude e da saúde da cútis: “Ele deve vir logo depois da hidratação, e é importante lembrar de usar o creme para a pele seca, e o gel para a oleosa, sempre com fator de proteção acima de 30, porque a luz continua existindo mesmo no inverno. Mãos e rosto estão expostos 365 dias por ano, então tem que utilizar. Depois pode fazer a maquiagem como de costume”.

À noite

Vai se preparar para dormir? Então é hora de remover toda a maquiagem, e só a água e o sabonete não servem. “Você deve usar o demaquilante, mas ele é o produto que mais dá alergia, então precisa ser bom para o seu tipo de pele. Existem divisões específicas para oleosa, seca ou até sensível, então teste”, aponta.

Acredite, não é porque você passou o demaquilante que a pele está limpa, então nada de pular direto para os cremes. “O ideal é que você lave novamente com água fria e um sabonete líquido, porque ele é mais suave que o em barra. Use um mais suave ou mais potente de acordo com o que se encaixa melhor na sua face, e se encontrar aposte no por tipo de pele”, ensina.

Tonificar é importante para restaurar o pH. Foto: thinkstock
Tonificar é importante para restaurar o pH. Foto: thinkstock

O terceiro passo é preparar o rosto para receber os seus ativos, o que deve ser feito com as loções tonificantes. “O tônico vai devolver o pH natural da pele que muda quando limpamos com produtos detergentes, então é bom usar para ter uma melhor absorção dos demais produtos”, conta.

Para finalizar, é hora de realmente investir naqueles produtinhos de tratamento, que vão resolver problemas diversos: “Agora é hora de apostar mesmo nos ativos. Se já está envelhecida, ou na casa dos 50 anos, podemos usar os regeneradores, para as mais novas os de prevenção de sinais, e os despigmentantes para quem tem manchas”.

Advertisement

Enquetes

enquete

Qual assunto você mais gosta de ver na newsletter do DaquiDali?

Carregando ... Carregando ...