Andry5/iStock
Beleza Beleza

Mais linda! Solucione três problemas comuns da pele no inverno

O tempo seco do inverno nem sempre é um aliado da pele, e nada mais comum do que acabar com ressecamento, descamação e até sem aquele viço que te deixa com uma aparência bonita – e saudável – no verão. Saiba quais são os transtornos mais comuns e como se livrar deles.

+ GUIA DA SOMBRA: OS EFEITOS DE CADA TEXTURA PARA ARRASAR NO MAKE

+ TRÊS FINALIZAÇÕES PARA FAZER COM A AJUDA DO MODELADOR DE CACHOS

+ ESTILOSA! CINCO MANEIRAS SIMPLES DE ELEVAR OS SEUS LOOKS NESTE INVERNO

Ressecamento dos lábios

Lábios precisam de produtos cremosos e hidratantes. Foto: Voyagerix/iStock

Você sente os lábios muito secos na estação? “Isso acontece por causa do frio, do vento e da baixa umidade do ar, que faz com que toda a pele resseque, e a dos lábios mais ainda. É fundamental que você aplique um umidificador nessa época, algo que seja cremoso e não apenas líquido ou gelatinoso, para criar uma película protetora e impedir que o vento bata nos lábios (boas opções são os lip balms e a boa e velha manteiga-de-cacau). Ele precisa ser reaplicado a cada duas horas”, explica o dermatologista Valcinir Bedin, mestre e doutor em medicina pela Unicamp.

Quando o ressecamento chega ao ápice, a pele pode começar a soltar e ficar com uma aparência bastante incômoda. “Se ela está soltando você não deve puxar, porque vai machucar mais ainda o lábio e aumentar o tempo de cicatrização. Deixe que elas caiam espontaneamente, e só aplique o umidificador e o batom por cima para disfarçar”, alerta.

Pele seca, sem viço e com descamação

Hidratante do inverno precisa ser mais poderoso. Foto: vadimguzhva/IStock

Outro transtorno bastante corriqueiro é o ressecamento do rosto, que acaba te deixando com aquele aspecto de falta de viço e até com descamações em regiões como nariz e queixo. “A descamação é maior nas áreas em que a pele é mais fina, porque você tem menos proteção. É importante ter bastante hidratação, e o hidratante do inverno deve ser mais pesado que o do verão. Deixe de lado o spray e o gel e prefira o creme ou gel-creme, assim como a pomada, que aderem mais à pele. Nunca retire as pelezinhas que ficam soltando, passe um bom hidratante para que elas grudem e então venha com a maquiagem por cima. Tente aplicar o produto ao menos uma vez pela manhã e outra no meio da tarde, e não se esqueça de beber bastante água”, indica.

Pés ressecados e com calos

Hidratação dos pés deve ser diária. Foto: VladimirFLoyd/IStock

No inverno, os pés passam muito tempo abafados dentro de botas e calçados fechados, uma combinação que pode gerar ressecamento – que chega a deixar a região dolorida – e calosidades: “Eles precisam de um hidratante especial, com ativos químicos muito mais potentes que o do rosto e corpo, normalmente contendo ureia. Isso faz com que o produto grude mesmo, quase como uma cera. A pedra-pomes e outros esfoliantes podem ser utilizados no máximo uma vez por semana para te dar uma pele mais macia, mas não mais que isso para não machucar e piorar ainda mais a aspereza”.

Advertisement

Enquetes

enquete

Que esmalte é o seu queridinho da estação?

Carregando ... Carregando ...