Hora de reverter! Saiba como recuperar a pele dos danos deixados pelo verão

Especialista conta o que fazer em caso de oleosidade, cravos e até manchas

20 de março de 2017 - por Naiara Taborda
deniskomarov/iStock

O outono começou nesta segunda-feira (20), e se você sentiu os efeitos ruins do verão na pele, como aumento da oleosidade, dos cravos e até das manchas, essa é a hora ideal de recuperá-la. Saiba o que fazer para se livrar dos danos e garantir mais beleza e saúde pelo ano todo.

+ Tudo o que você precisa saber para ter unhas sempre fortes e bonitas

+ Cinco dicas práticas para deixar a sua rotina de maquiagem muito mais rápida

+ Mitos e verdades do xampu que você precisa conhecer para ter cabelos mais bonitos

Hora da limpeza!

Depois de tanto sol, mar e piscina é chegada a hora de renovar o viço do seu rosto e – de quebra – acabar com aqueles cravinhos e espinhas que tanto incomodam. “É importante pensarmos que os cravos devem ser retirados através da limpeza de pele, que deve ser periódica. Indicamos uma vez por mês, ou a cada 15 dias se ela for muito oleosa e com mais propensão. Ela não tem contraindicação e o único cuidado é não deixar o uso do protetor solar”, explica o dermatologista Adriano Almeida, diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo e professor da Associação Pele Saudável.

Fechando os poros

Laser de CO2 é um bom aliado para fechar os poros. Foto: tolstnev/iStock

Laser de CO2 é um bom aliado para fechar os poros. Foto: tolstnev/iStock

Os poros ficaram mais abertos e profundos? Esse é um problema típico da temporada de calor, e que pode ser revertido com procedimento estético. “Esse é um bom momento para pensarmos em procedimentos como o laser de CO2. Ele remove a parte superficial da pele através do processo elétrico, então estimula uma pele nova, mais fina e bonita e com poros mais fechados”, indica.

Manchou? Dá para reverter

As manchas causadas pela exposição solar também são comuns nessa fase, mas não é preciso conviver com elas. “Os peelings são bem-vindos dois ou três dias após a limpeza de pele, e vão ajudar a tirar as manchas e a fechar ainda mais os poros. Após o procedimento você não deve ter exposição solar e o protetor é obrigatório, mesmo em casa”, conta.

Cremes noturnos dão bons resultados contra manchas. Foto: CentralITAlliance/iStock

Cremes noturnos dão bons resultados contra manchas. Foto: CentralITAlliance/iStock

Outras opções, de acordo com o especialista, são os cosméticos sob prescrição médica, que possuem ácidos e agentes clareadores. “Os noturnos dão bons resultados e são muito efetivos, mas devem ser prescritos pelo dermatologista”, completa.

Acabe com a oleosidade

A oleosidade aumentou e não dá sinais de ir embora? Calma, porque alguns cuidados simples podem ajudar: “Temos que higienizar a pele duas ou três vezes por dia com sabonetes que contenham ácido salicílico ou enxofre, que são secativos. Além disso, devemos usar produtos adequados para a pele oleosa (incluindo a maquiagem e o protetor solar) e remover muito bem o make com demaquilante e depois lavagem com sabonete”.

Mas não se esqueça: alguns bons hábitos do verão, que você descobre aqui, devem ser mantidos o ano todo.

Tags: ,