shumskaya/iStock
Beleza Cabelos

Hidratados e lindos! Pré-poo ajuda a proteger crespos e cacheados do ressecamento do xampu

O xampu é um produto importante para limpar o excesso de impurezas dos fios, no entanto ele também pode ser um fator de ressecamento e fragilidade – principalmente para os cabelos cacheados. No entanto, existe uma saída para se livrar dos danos e manter a hidratação em alta: a técnica do pré-poo.

+ MAQUIADOR DA ANITTA REVELA OS SEGREDOS DA MAQUIAGEM DA CANTORA

+ GUIA DO RECÉM-NASCIDO: TODAS AS DICAS PARA A PRIMEIRA SEMANA COM O SEU BEBÊ

+ PARA AS LOIRAS! CINCO HÁBITOS QUE ESTÃO DEIXANDO OS SEUS CABELOS AMARELADOS

Famoso entre as mulheres de madeixas crespas e cacheadas, o método nada mais é do que criar uma proteção hidratante antes de usar o seu xampu. “Ele ajuda a evitar o ressecamento que acontece pelos ativos fortes do produto de limpeza. A ideia aqui é usar um agente hidratante para diminuir possíveis danos e dar uma dose extra de tratamento. Quem inclui na rotina diminui a necessidade de hidratações tão frequentes (passando de semanalmente para a cada 15 dias), e no caso desse tipo de fio você pode fazer toda a vez que lavar”, explica a hairstylist Neiva Pena, especializada em cachos.

Escolhendo o ativo

Apesar de ter sido criado pensando nas cacheadas, o pré-poo pode ser feito em todos os tipos de fios, basta escolher o ativo certo. “Um cabelo fino precisa de fórmulas mais leves, sem óleo ou manteigas, enquanto os mais grossos vão necessitar de emoliência extra. Para os afros que estiverem bastante ressecados podemos usar um óleo misturado ao condicionador comum, porque é uma mistura mais nutritiva. Já os cacheados ou com química vão bem com a máscara de hidratação ou apenas o óleo, sem combinar ambos. Se você tem raiz oleosa e pontas secas, o melhor é utilizar um condicionador detox para não acabar pesando”, indica.

Óleo de coco natural precisa de mais tempo para ser absorvido. Foto: Thinkstock

Entre os óleos queridinhos do momento está o de coco, que dá um ótimo resultado, mas precisa de alguns cuidados na hora de aplicar. “Ele é muito bacana para esse tratamento, mas precisa de mais tempo para agir nos fios porque não tem uma absorção tão rápida quando é puro (aquele que fica endurecido). Nesse caso, será preciso aquecer, aplicar e deixar pelo menos 30 minutos. No caso de versões de óleo de coco próprias para o cabelo, que são misturadas com outros óleos e já vem na forma líquida, essa penetração é maior e podemos deixar apenas entre 10 e 15 minutos”, conta.

Fazendo o pré-poo

Óleo deve ser aplicado com os cabelos ainda secos. Foto: Thinkstock

Optou pelo uso de um óleo? Então o ideal é começar a rotina antes de molhar os cabelos: “Nesse caso é melhor que você passe nele ainda seco para aumentar a absorção, porque água e óleo não se misturam e ela impede a penetração do produto. Já para quem vai usar máscara ou condicionador ele deve estar pelo menos úmido. A aplicação deve ser feita mecha a mecha, massageando bem para que o produto entre bem na cutícula do fio. Terminando a massagem, pode lavar normalmente com o xampu e o condicionador – que será essencial para fechar novamente essa cutícula e mantê-la selada”.

Advertisement

Enquetes

enquete

Qual tendência você acha mais difícil de usar?

Carregando ... Carregando ...