KrisCole/iStock
Beleza Cabelos

Hair glossing: todas as dicas para ter cabelos brilhantes e lindos nesta temporada

Cabelos lindos e brilhantes são o desejo da maioria das mulheres, no entanto, com os danos comuns do dia a dia, na temporada de calor é comum acabar com fios opacos e com aquela sensação de falta de vitalidade. Quer driblar o problema, mas não sabe como? O DaquiDali te ajuda.

+ APRENDA RECEITAS DE MÁSCARAS FACIAIS CASEIRAS COM AS FLORES E FRUTAS DA ESTAÇÃO

+ TENDÊNCIA! INSPIRE-SE EM QUATRO CABELOS DAS PERSONAGENS DA NOVELA “TEMPO DE AMAR”

+ NO ESCRITÓRIO: QUATRO EMERGÊNCIAS DE BELEZA QUE VOCÊ PODE RESOLVER COM TRUQUES RÁPIDOS

Antes de saber como devolver o brilho, é essencial entender por que ele se perde. “Fatores como água do banho muito quente, uso de ferramentas de calor, como a chapinha e o secador, e tudo o que abre a cutícula dos fios fazem com que o brilho vá embora, porque ele nada mais é do que a hidratação, ou seja, a água dentro dos fios. Tudo o que provoca ressecamento tira brilho”, explica o hairstylist João Paulo, do salão Plume.

Adeque o seu banho

Banho quente tira a hidratação dos fios. Foto: Thinkstock

Uma das maiores vantagens de estações como a primavera e o verão é a possibilidade de tomar banhos em temperaturas mais baixas – uma mudança simples, mas que faz muito bem para as madeixas. “Não usar a água muito quente é o primeiro dos cuidados, porque ela resseca e abre mesmo a cutícula dos fios. Em segundo lugar, é bom que você tenha um produto que seja adequado para o seu tipo de cabelo a fim de conseguir a maior eficiência possível”, indica.

Ajuste a temperatura das ferramentas

Você não abandona o secador e a prancha? Não tem problema, desde que você tome os devidos cuidados. “Você pode usar sim, mas a temperatura para uso doméstico nunca deve passar dos 180 graus. Acima disso, mesmo usando proteção térmica (que continua necessária!), ele vai acabar queimando o fio e deixando opaco”, alerta.

Proteja do sol

Leave-in com proteção é indispensável no dia a dia. Foto: Voyagerix/iStock

Mesmo que você não perceba, o calor do sol também é responsável por levar embora a hidratação, então não deixe de usar proteção diariamente. “Ele chega quase a fritar essa fibra capilar porque vivemos em um país com uma incidência grande de radiação e calor, e o cabelo que não estiver bem hidratado vai perder água ainda mais rápido, ressecar e dar frizz. Use diariamente um leave-in com proteção solar para manter um brilho radiante”, aconselha.

Desembarace do jeito certo

Você sabia que até mesmo a maneira como você escova ou penteia os cabelos é responsável por levar o brilho embora? “Evite escovar em excesso, porque, se você penteia os fios várias vezes por dia ou da maneira incorreta, acaba abrindo as cutículas pouco a pouco. Deixe para desembaraçar duas vezes, uma delas de preferência após usar o condicionador, sempre começando pelas pontas e subindo gradualmente, principalmente se você tem os cabelos cacheados, que tendem a ressecar com mais facilidade e são mais frágeis”, ensina.

Invista em hidratação

Hidratação é palavra de ordem para quem quer madeixas brilhantes, e alguns produtos podem te ajudar muito. “Ela deve ser feita uma vez por semana, e para dar bastante brilho é bacana ter máscaras e cremes à base de abacate, tutano ou silicones. Se você tem progressiva ou alisamento é preciso fazer a reconstrução a cada 15 dias, mas, no caso de coloração, isso não é necessário, basta mesmo devolver a água para esse cabelo. Um mês com a rotina certa e você vai ver ótimos resultados”, garante.

Finalize!

E, claro, depois de ajeitar os fios com os secador ou a prancha, é hora de finalizar corretamente para proteger e dar mais brilho: “Muita gente usa o reparador de pontas, mas ele pode deixar o cabelo pesado e com um brilho que pode ser confundido com oleosidade. Se você usou essas ferramentas, pode vir com o spray de brilho, que reativa e dá um resultado muito bacana”.

Advertisement

Enquetes

enquete

Que esmalte é o seu queridinho da estação?

Carregando ... Carregando ...