Morozov_photo/iStock
Beleza Maquiagem

Guia do lápis: saiba como usar cada tipo e acerte em cheio na sua maquiagem

Os lápis são produtos quase que indispensáveis para uma boa maquiagem, e o que muita gente se esquece é que eles vão bem além do preto e do marrom usados para delinear os olhos: descubra as vantagens de cada tipo e como você pode tirar o maior proveito deles para deixar o visual completo e cheio de charme.

+ GLOWING BRONZE: ILUMINADO EM TONS VERMELHOS E ACOBREADOS É TENDÊNCIA

+ ATEMPORAIS! CINCO LIÇÕES DE ESTILO PARA APRENDER COM A NOVELA “NOVO MUNDO”

+ FRIZZ, QUEBRA OU OLEOSIDADE? A ROTINA DE CUIDADOS CERTA PARA CADA PROBLEMA CAPILAR

Lápis branco

O lápis branco não é muito popular na maquiagem doméstica, mas pode ser bem interessante ter um em seu nécessaire – especialmente se você gosta de se divertir com o delineado gatinho. “Antigamente usávamos bastante para passar dentro da linha d’água para abrir mais o olhar, mas como ele ressalta demais e não fica tão natural acabou sendo substituído pelo bege. Atualmente, ele é bem bacana para usar como delineador, porque o traço é mais firme que a versão líquida e a cor sobressai bem na pele”, explica a maquiadora Renata Almeida.

Lápis bege

O lápis de olho bege é a escolha ideal para quando você quer aumentar e dar destaque para os olhos, feito especialmente para o uso na linha d’água. “Ele é mais discreto que o branco e tira o aspecto de cansaço, com um resultado bem elegante. É bastante utilizado para maquiagem social, e também pode ser aplicado como iluminador para realçar a sobrancelha – basta aplicar no local a ser destacado e aí selar com um pouco de pó para que ele dure na pele”, indica.

Lápis coloridos para os olhos

Lápis colorido pode ser usado para delinear ou como fundo de sombra. Foto: BananaStock

As versões coloridas feitas para os olhos podem ser encontradas em duas versões: a de sombra ou de delineador. “Os mais macios e grossos são para fazer fundo de sombra, para ajudar na hora de esfumar e aumentar a durabilidade da sombra comum em pó – que deve vir por cima. Já os finos e mais sequinhos e duros, parecidos com o preto ou o marrom, são para usar no lugar do delineador”, diz.

Lápis marrom

Lápis marrom é ótimo para delinear os olhos de maneira sutil. Foto: Jupiterimages/Pixland

Quer um delineado mais natural para destacar o olhar durante o dia? Então o marrom é o seu grande aliado, além de ter outras funções interessantes no make. “Ele é muito bom para delinear e é indicado para fazer fundo de sombra, colocando na pálpebra móvel inteira para te dar um acabamento mais bonito e ajudar a aumentar a durabilidade da sombra. No entanto, muita gente ainda erra quando tenta usar para preencher a sobrancelha: o produto não tem a textura e a cor corretas, então acaba deixando excesso e ficando evidente demais”, conta.

Lápis de boca

Lápis de boca serve para fixar o batom e destacar os lábios. Foto: altrendo images/iStock

Seja na cor dos seus lábios ou do batom que você vai utilizar, o lápis de boca é indicado para reduzir a necessidade de retoques e deixar o contorno mais bonito e evidente. “É importante lembrar que já não usamos mais só nesse contorno dos lábios, como se fazia antigamente. Hoje indicamos aplicar em todo lábio para que ele fique mais bem desenhado (podendo até aumentar um pouco o tamanho) e fixe bem o seu batom”, aconselha.

Lápis batom

Batom em lápis tem alta durabilidade. Foto: Credit: turk_stock_photographer/iStock

Um pouco mais molinho que o lápis de contorno, o batom é ótimo para colorir os lábios e conseguir um acabamento matte: “Ele não esfarela e tem um efeito bem bacana, além de ser um dos batons mais duráveis. Algumas pessoas tentam usar nos olhos, mas não é aconselhado, porque vai escorrer e borrar com facilidade por conta da textura”.

Advertisement

Enquetes

enquete

Qual assunto você mais gosta de ver na newsletter do DaquiDali?

Carregando ... Carregando ...