Fotos: Thinkstock
Beleza Maquiagem

Especialista tira dúvidas mais frequentes sobre maquiagem de festa

Em uma produção para um grande evento, como um casamento ou uma formatura, uma maquiagem bonita e adequada para você faz toda a diferença. No entanto, na hora de escolher o make, com frequência pintam algumas dúvidas sobre o que é ou não apropriado para festas. Para ajudar a solucionar essas questões, consultamos a maquiadora Renata Almeida. Confira.

+ Dica de especialista: maquiadora famosa revela truque para escolher a base perfeita

+ Make up artist de Hollywood ensina os segredos para fazer uma pele natural

+ Sem mistério: blogueira ensina truque para passar delineador com estilo

A maquiagem tem que combinar com a roupa?

Pode esquecer essa mania de harmonizar as cores da maquiagem com os tons da roupa. Renata explica: “Essa moda é dos anos 80. Hoje é até over. Caso queira pegar um pouco da cor, vale aplicar em um detalhe, mas não em tudo. A sugestão para maquiagem de festa é partir para combinações mais neutras”.

Existe maquiagem para festa de dia e maquiagem para festa de noite?

Sim, existe, e a ocasião do evento deve sim pautar a produção. “De dia, fazemos uma pele com mais suavidade, indicando inclusive a base líquida, mais levinha, e menos cor nos olhos, apenas um delineado e o batom”, diz Renata. Já à noite pode ousar à vontade: “Pode usar o preto e o marrom, aplicação de brilho e cílios postiços. Para quem não consegue colocar os cílios, pode usar a cantoneira, que fica no canto do olho e é mais fácil de aplicar”. A maquiadora diz que uma das tendências atuais em maquiagem para festa é o uso de brilho com pigmento. Nesse caso, opte por um tom da cor da sombra – “muito contraste de cor fica bom para a maquiagem editorial, de moda, já para a maquiagem social o ideal é menos contraste“.

Devo escolher só a boca ou só o olho para fazer uma maquiagem mais forte?

Depende. Renata esclarece que, se você tiver um estilo de maior personalidade, pode investir na produção completa. No entanto, uma dica mais segura é escolher um ponto focal e ousar mais ali – deixando o resto mais nude e neutro.

O que dura mais: a maquiagem do olho ou da boca?

Se a durabilidade do make for fundamental para escolher seu ponto focal, o mais adequado é apostar no olho. De acordo com a maquiadora, o “olho tudo” dura mais que a “boca tudo” por ser uma região de menos atrito. Afinal, em uma festa, você provavelmente irá beber e comer, o que contribui para o desgaste do batom.

Como fazer a maquiagem durar mais?

Se seu make nunca aguenta a festa inteira, Renata ensina dois truques. O primeiro é investir na limpeza da pele: “O que deteriora a maquiagem é a oleosidade. Assim, invista em um ritual que segura com sabonete, tônico, hidratante e primer”. Depois da produção, arremate com o spray fixador de maquiagem. Assim, sua beleza aguenta toda a curtição.

Como evitar que a maquiagem borre?

Muitas vezes, mesmo com todo esse ritual, é comum que os olhos deem uma borradinha, especialmente por conta do lápis de olho, explica a maquiadora. Para que isso não aconteça, depois de aplicar o produto na linha d’água dos olhos, finalize com um pincel fininho e um pouco de sombra – isso faz com que a cor não escorra. Quanto ao batom, não tem jeito: o ideal é levar o item e retocar durante a festa. Opções com finalização matte duram mais, lembra Renata. Vale usar também a máscara à prova d’água nos cílios, caso você saiba que pode se emocionar.

E para evitar as manchas claras na pele que aparecem apenas nas fotos?

Muitas vezes, olhando no espelho, a maquiagem parece uniforme, mas, sob o flash das câmeras, aparecem manchas referentes a um acúmulo de base e pó – para entender, basta lembrar o número de famosas que já foram clicadas em tapetes vermelhos com o nariz ou as bochechas mais claros que o resto do rosto. Para evitar o problema, a maquiadora dá algumas dicas importantes: primeiro, se quiser apostar em um make mais forte nos contornos, o ideal é procurar um profissional, pois trata-se de um processo um pouco mais difícil de fazer – caso, ainda assim, queira tentar em casa, ela recomenda utilizar sempre um pincel de cerdas naturais e aplicar uma quantidade mínima de produto. Uma segunda dica é eleger uma base sempre no seu tom de pele, nunca mais clara. Por fim, passe o produto utilizando pincel ou esponja, que ajudam a garantir uma cobertura mais uniforme. De resto, é só curtir!

Advertisement

Enquetes

enquete

Que problema da pele do rosto mais te incomoda?

Carregando ... Carregando ...