Descubra o esfumado ideal de acordo com o formato dos seus olhos

Ordem de aplicação das cores é determinante para ressaltar suas características positivas

19 de junho de 2016 - por Naiara Taborda
DomnitchNastia/iStock

Um bom esfumado vai muito além de fundir bem as cores e utilizar a técnica perfeita, para realmente destacar a sua beleza ele precisa estar de acordo com o formato dos seus olhos. Descubra como os tons devem ser colocados e onde entra o iluminador no desenho ideal para você.

+ Descubra a classificação dos seus cabelos e os cuidados específicos para ele

+ Contorno, baking e strobing: aprenda as técnicas que afinam e iluminam o rosto

+ Sem mistério! Desvende sete curiosidades sobre o pênis e o seu funcionamento

Vale lembrar que o esfumado deve utilizar três tons, um escuro, um médio e um iluminado, o que garante a profundidade certa e não te deixa com um efeito “chapado”. “Escolher o jeito certo de aplicar de acordo com o formato dos seus olhos te ajuda muito, porque quando eles não combinam você destaca características que são negativas”, explica a maquiadora Ana Paula Basílio.

Olhos separados

Guia para esfumar olhos separados. Foto: Thinkstock. Arte: DaquiDali

Guia para esfumar olhos separados. Foto: Thinkstock. Arte: DaquiDali

Nos olhos que são bem separados é preciso tomar cuidado com o local iluminado, para não afastá-los ainda mais. “O esfumado médio deve estar no canto interno dos olhos e o escuro no final, mas sem puxar muito para fora para não alongar demais. O centro deve ser iluminado, o que vai deixar tudo harmonioso”, aponta.

Olhos juntos

Guia para esfumar olhos juntos. Foto: Thinkstock. Arte: DaquiDali

Guia para esfumar olhos juntos. Foto: Thinkstock. Arte: DaquiDali

Aqui você tem a situação inversa da anterior, e o iluminado entra como o seu maior aliado. “Nesse tipo você vai usar o tom mais claro no canto interno dos olhos. Se eles forem juntos, mas amendoados, pode puxar bem para a lateral externa com a cor escura, e se forem pequenos faça para a lateral externa, mas puxando para cima, como um gatinho”, ensina.

Olhos fundos

Guia para esfumar olhos fundos. Foto: Thinkstock. Arte: DaquiDali

Guia para esfumar olhos fundos. Foto: Thinkstock. Arte: DaquiDali

Os olhos muito fundos podem dar uma aparência cansada, então você deve iluminar o centro e a parte interna com os tons médio e claro, respectivamente, para dar um ar mais descansado e jovial. “O ideal é iluminar a parte interna e central dos olhos, e marcar com a escura apenas o côncavo e a parte externa”, completa Ana.

Olhos saltados

Guia para esfumar olhos saltados. Foto: Thinkstock. Arte: DaquiDali

Guia para esfumar olhos saltados. Foto: Thinkstock. Arte: DaquiDali

Os que são projetados para frente devem ser sempre mais escuros, mas cuidado para não deixar tudo liso. “Use o menos de sombra cintilante possível, porque salta ainda mais. Aplique um tom escuro em toda a pálpebra, com a cor média no centro apenas para dar uma diferença suave de tons e não ficar chapado. Use tons mais terrosos”, indica.

Olhos caídos

Guia para esfumar olhos caídos. Foto: Thinkstock. Arte: DaquiDali

Guia para esfumar olhos caídos. Foto: Thinkstock. Arte: DaquiDali

Olhar caído pode te deixar com um rosto triste e sem vida, portanto, use o esfumado para levantar: “O esfumado mais escuro virá do final dos cílios contornando os olhos para cima. Às vezes as pessoas erram porque elas puxam o gatinho para baixo, e tudo aqui tem que levantar. A cor mais clara vem no centro”.

Olho oriental

Guia para esfumar olhos orientais. Foto: Thinkstock. Arte: DaquiDali

Guia para esfumar olhos orientais. Foto: Thinkstock. Arte: DaquiDali

Orientais costumam ter pálpebras menores e com pouca definição, e o degradê é seu maior aliado. “Para elas a pálpebra deve ser um pouco mais escura que a parte mais próxima da sobrancelha e o contorno não pode ser tão marcado para não deixar os olhos ainda menores. A cor mais clara deve vir na parte interna da pálpebra. É um degradê do mais claro para o mais escuro de dentro para fora”, aconselha.

Tags: , , ,