Natalia_Grabovskaya/iStock
Beleza Cabelos

Frizz, quebra ou oleosidade? Descubra a rotina de cuidados certa para acabar com cada problema capilar

Praticamente toda mulher tem algo que incomoda nos cabelos, seja aquele ressecado nas pontas ou até a oleosidade nada agradável na raiz. Para te ajudar a solucionar – e exibir madeixas lindas e cheias de brilho – o DaquiDali revela a rotina de cuidados certa de acordo com a sua preocupação.

+ TENDÊNCIA! CINCO BARRAS DIFERENCIADAS PARA ATUALIZAR A SUA CALÇA JEANS

+ DESCUBRA AS TRÊS FASES DO ENVELHECIMENTO E ACERTE NOS CUIDADOS COM A PELE

+ DESBOTAMENTO DOS CABELOS, NÃO! DESCUBRA OS MAIORES VILÕES DA COLORAÇÃO NO INVERNO

Frizz

Satyrenko/iStock

O frizz é uma reclamação comum para quem tem os cabelos mais secos ou muito finos, e a maneira como você lava e lida no dia a dia vai fazer toda a diferença. “Se o pH do xampu for muito alto e você lavar todos os dias ele não fecha a cutícula desse cabelo e ele tende a secar mais e subir o frizz. O ideal seria lavar dia sim, dia não, com xampu de pH baixo, por volta de 3,5, que vai selar melhor. Também é aconselhável substituir o condicionador por aqueles produtos de três minutos de hidratação, que existem em várias marcas e contém vitaminas que vão ajudar a diminuir muito esse espetado dos fios”, explica o haristylist João Paulo, do salão Plume.

Os demais cuidados são básicos e práticos de fazer no dia a dia, então nada de pular etapas. “Use um leave-in em spray diariamente, porque ele é mais suave e pode ser aplicado no couro cabeludo sem problema  – o que não é recomendado com os cremosos ou em mousse. Prefira opções com proteção térmica e solar, porque também danificam. Os óleos também podem entrar na sua rotina em comprimento e pontas, então vale usar o de argan ou de abacate com ele seco só para baixar bem (algumas poucas gotinhas bastam)”, indica.

Ressecamento

TatyanaGl/iStock

Os fios estão muito ressecados? “O mais indicado é usar um xampu que seja naturalmente hidratante, daqueles que tem uma textura mais cremosa e uma aparência leitosa. O pH neste tipo de produto é neutro e ele não vai te dar ainda mais ressecamento. Use condicionadores ou hidratações rápidas para fazer no banho, e lave em dias intercalados”, aconselha. Também é indicado optar por um pequeno “tratamento de choque”, que vai melhorar rapidamente a textura dos fios. “Durante um mês, se o cabelo for natural, é indicado fazer uma hidratação por semana, seja no salão ou em casa, para poder devolver a água que está sendo perdida. Já para os com processo químico, use um produto de reconstrução (pode ser em casa) no lugar, ou seja, uma vez por semana. Depois desse primeiro momento, você pode passar a fazer a cada 15 dias, intercalando com ampolas de hidratação”, completa.

Outro ponto importante é evitar os hábitos que ressecam ainda mais, então é bom deixar a prancha de lado ou, pelo menos, mudar a ferramenta. “A prancha que esquenta demais é uma grande inimiga dos fios ressecados. Muita gente procura as que aquecem demais por achar que são melhores e mais práticas, mas se passam de 180°C não são mais aconselhadas para acabamento e sim para alisamento e outros processos químicos feitos no salão. Tenha a de uso doméstico e sempre que for usar aposte no protetor térmico, que te ajuda também na proteção solar e contra poluição”, esclarece.

Quebra

AndreyPopov/IStock

Além de secos e sem brilho, os seus cabelos estão quebrando? “É muito importante não lavar todos os dias, porque o xampu vai piorar muito a situação. Use uma linha bem hidratante e use máscaras de hidratação rápida toda vez que lavar. Esse tipo de fio também precisa de uma reconstrução mais poderosa, então durante um mês invista em reconstruções semanais no salão para que o profissional possa avaliar se o que você precisa é aminoácido ou queratina. Você vai notar uma grande diferença, e aí pode começar a deixar o procedimento para cada 15 ou 30 dias”, aponta. Leave-ins com proteção térmica também devem ser utilizados diariamente.

Oleosidade

A oleosidade é um problema que incomoda muita gente, e que leva ao uso indiscriminado de xampus de limpeza profunda na tentativa de eliminar aquele aspecto de sujo. “O seu xampu deve ser especifico para cabelos oleosos, e o de limpeza profunda deve ser utilizado apenas uma vez por mês, porque o que ele faz é remover todo o resquício de produtos que existem no fio para que você possa receber novos. O condicionador precisa ser aplicado apenas nas pontinhas, porque se você faz meio e pontas ele acaba parando no couro cabeludo na hora de enxaguar, e isso vai aumentar o óleo”, lembra.

Também tenha em mente que oleosidade é muito diferente de hidratação, então é preciso manter esse e outros cuidados para ter fios fortes e bonitos: “A hidratação continua sendo essencial, mas podemos fazer a cada 15 dias, porque é um cabelo que não perde tanta água e nutrientes quanto os demais. Utilize leave-in todos os dias, mas use os em spray com proteção térmica e solar, que não pesam e substituem todos os outros produtos”.

Advertisement

Enquetes

enquete

Qual assunto você mais gosta de ver na newsletter do DaquiDali?

Carregando ... Carregando ...