Cuidados após tomar sol garantem uma pele bonita, bronzeada e saudável

Especialista conta o que você deve fazer após se bronzear ou quando fica avermelhada e ardendo

10 de janeiro de 2017 - por Naiara Taborda
nd3000/iStock

Aproveitou o final de semana para pegar aquele bronzeado na praia ou na piscina? Então saiba que a sua pele precisa de cuidados especiais para manter a cor e ficar livre daqueles efeitos incômodos do excesso de exposição, como o ressecamento, o descascado e até as manchas. Descubra o que é indispensável após tomar sol e continue linda por todo o verão.

+ Seis dicas para gastar menos em roupas sem abrir mão do estilo

+ Três tipos de mechas que são aposta certeira para o verão

+ Aproveitou o mar e a piscina? Saiba como recuperar a beleza e saúde dos fios

Invista em hidratação

Hidratação é indispensável para que a pele não descame. Foto: Sjale/iStock

Hidratação é indispensável para que a pele não descame. Foto: Sjale/iStock

“O ressecamento da pele é o primeiro efeito da exposição solar, então temos que ter um cuidado com a hidratação da pele no pós-praia mesmo quando apresentamos um bronze saudável. É ela que vai impedir a descamação. Use sabonetes com glicerina, que contêm hidratante ao contrário dos comuns, que possuem ação apenas desengordurante. Realize também uma hidratação à base de cremes e óleos, como o de amêndoas, de semente de uva; ou os à base de manteiga, como a karité e ureia (não pode ser utilizada em grávidas)”, explica o dermatologista Adriano Almeida, diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo e professor da Associação Pele Saudável.

Outro ponto importante é evitar o banho quente, que agride ainda mais a pele, e garantir a hidratação de dentro para fora: “A água, ingerida, é essencial e devemos tomar pelo menos dois litros por dia”.

Mantendo o bronzeado

Se a cor ficou bonita e você tomou os cuidados acima, fazer com que ela dure é tarefa simples. “Mantenha a boa hidratação, como já dissemos antes, para não descascar, e aproveite para tomar um sol eventual durante o final de semana. Meia hora fora dos horários de pico (das 10h às 16h) é suficiente para a manutenção. Se quiser ainda pode fazer uso do autobronzeador, mas tenha em mente que não é um bronzeado tão bonito quanto o natural e tome cuidado para não manchar”, aconselha.

Pele avermelhada e ardendo

Pele queimada e ardendo? Água termal ajuda a aliviar. Foto: 5nikolas5/iStock

Pele queimada e ardendo? Água termal ajuda a aliviar. Foto: 5nikolas5/iStock

Quem nunca ficou com a pele avermelhada e com aquela sensação de ardor após exagerar no sol? Se é o seu caso, anote as dicas. “Para aliviar a queimadura você pode usar a água termal, que dá uma sensação muito boa. Se não tiver alívio em 12 horas, ou se fizer bolhas – que demonstra uma queimadura muito grave – é importante ir ao médico para que sejam prescritos cremes à base de corticoides ou de sulfadiazina de prata”, indica. A hidratação aqui é ainda mais importante, e deve ser constante, pelo menos duas vezes ao dia.

Pele descamando

Começou a descascar? Então contenha aquele impulso de puxar: “Nunca puxe, porque você vai machucar a pele. Como a que está embaixo não está pronta para a troca você fica mais sujeita a manchas, então também não faça esfoliações, que retira ainda mais a proteção. Você deve hidratar muito e se estiver realmente incomodando pode cortar a pele que está solta com uma tesourinha esterilizada. Se quiser um efeito de esfoliação, use apenas o creme com ureia”.

Tags: , , ,