Cabelos bonitos desde o crescimento: saiba como massagear o couro cabeludo

A maneira como você aplica os produtos vai influenciar diretamente no resultado

3 de março de 2015 - por Marília Galvão
Fios lindos desde o crescimento: massageie o couro cabeludo

Aliados do visual, os cabelos precisam de cuidados, como hidratar, apostar em um corte estiloso ou em uma cor que ressalte seu rosto. Para que tudo isso dê efeito, no entanto, é necessário ter atenção aos momentos de cuidado básico e aprender a maneira correta de massagear os fios e o couro cabeludo nas aplicações de xampu, máscara e condicionador.

Máscara e massagens caseiras deixam os cabelos mais fortes e bonitos

Oito máscaras caseiras para dar brilho, força e maciez aos fios. Faça já!

Dicas simples ajudam a acabar de vez com as pontas duplas

Acerte na aplicação do xampu

Antes de tudo, é importante saber como aplicar esse produto no cabelo. De acordo com a hairstylist Mônica Agapito, o ideal é colocar uma quantidade do tamanho de uma noz nas mãos, espalhar e só depois aplicá-lo no couro cabeludo. “É importante espalhar o xampu por toda a cabeça para garantir uma limpeza eficiente”, conta.

Foco na massagem

– Primeira lavagem: depois de aplicar, faça movimentos com a ponta dos dedos para limpar o couro cabeludo. Tente não esfregar a cabeça, e sim buscar alinhar as madeixas. A profissional alerta que como o xampu abre as cutículas, se você esfregar poderá quebrar os fios.

– Segunda lavagem: deposite a mesma quantidade e, também com a ponta dos dedos, faça movimentos circulares pressionando levemente o couro. Fica a critério de cada um fazer massagear rápido ou devagar, vai depender da sensibilidade pessoal. “O importante é ativar a circulação massageando com movimentos circulares, podendo intercalar os dedos como quem toca piano”, diz.

Ainda de acordo com a especialista, esse trabalho serve para aquecer a cabeça para a hidratação, pois quanto mais abafado e quente, melhor o produto irá agir. Então, massageie por uns dois ou três minutos, enxágue e depois retire o máximo da umidade com as mãos.

Hidratação eficiente

Na hora de aplicar a máscara coloque-a nas mãos e passe mecha por mecha do comprimento às pontas, fazendo movimentos contínuos de cima para baixo. Esse movimento vai aquecer a mecha para a aplicação do produto, que vai penetrar nos fios com mais eficiência. Mônica indica, depois disso, embrulhar os cabelos em uma touca de banho, de alumínio ou plástico, e deixar agir por 15 minutos antes de enxaguar.

Segundo a cabeleireira, na hidratação não é necessário massagear o couro, pois a circulação já foi ativada e, ao depositar a máscara nessa região ela irá ficar muito oleosa. “O cabelo geralmente está sensível do comprimento às pontas, que é a parte que costuma ser mais agredida, já a raiz está saudável”.

O arremate do condicionador

Se você têm o costume de lavar os cabelos frequentemente, sabe que o condicionador é usado em cada lavagem, enquanto a máscara deve ser acionada periodicamente. O condicionador, no entanto, pede menos cuidado na aplicação. “Não é preciso passá-lo mecha por mecha, e sim depositar do comprimento as pontas e já enxaguar”, conta Mônica. Ela ainda frisa que depois de hidratar, condicionar os fios é desnecessário.

Fique atenta aos movimentos

Uma massagem feita de maneira incorreta não causa nenhum dano ao cabelo, mas pode prejudicar sua cabeça. “Se for feita com bastante força pode causar dor de cabeça ou até machucar, mas em contrapartida se for feita com muita leveza não ativará a circulação”, fala a hairstylist.

A profissional destaca ainda que a massagem não deixa os cabelos oleosos, isso só vai ocorrer se você utilizar máscara, condicionador ou xampu hidratante no couro cabeludo. “Feita com o xampu de limpeza, não deixa a raiz oleosa”, finaliza Mônica.

Tags: ,