Os cílios devem ser bem higienizados e hidratados para um bom aspecto/ Thinkstock
Beleza Maquiagem

Beleza no olhar: um manual completo de cuidados com os cílios

Se os olhos são a janela da alma, vale investir na beleza de tudo o que serve de moldura, como os cílios. Quando são bem maquiados, eles fazem toda a diferença em qualquer visual. Mas, para estar com esses pelinhos bonitos e saudáveis, é preciso cuidar deles todos os dias, especialmente com a chegada do frio, que traz mais irritação e doenças.

+ Maquiadora usa grampo de cabelo para fazer um delineado perfeito

+ Guia da maquiagem corretiva! Saiba afinar o rosto, aumentar lábios e cobrir manchas

+ Esqueça o vermelho e o nude! Batons berry são os favoritos das noivas

De acordo com a dermatologista Claudia Marçal, o vento característico desta estação e os banhos quentes excessivos prejudicam os cílios: “Pessoas com pele oleosa e olhos muito secos, por causa da baixa umidade do ar, apresentam coceira, vermelhidão e formação de pequenas crostinhas ou descamação”. Outro problema é a aplicação exagerada de cosméticos e de alguns itens de maquiagem que podem transportar bactérias e fungos.

Para driblar esse problema, a especialista recomenda higienizar diariamente as pálpebras. Mas cuidado: a escolha do produto é superimportante. “Use loções de limpeza dermatologicamente e oftalmologicamente testadas ou sabonetes líquidos infantis, além de cremes de hidratação em base aquosa”, diz. Se houver maior irritação, vale a máxima de procurar um médico para avaliar seu problema.

QUEDA DOS FIOS

Talvez você se surpreenda ao saber que os cílios também caem, e isso é rotineiro: faz parte do processo de renovação desses pelos e acontece a cada quatro meses. Em média, as pálpebras superiores têm de 100 a 150 fios. E essa região também pode apresentar “calvície”, o que os médicos chamam de madarose ou alopecia ciliar, uma queda que pode promover falhas nos cílios.

É importante checar sempre a data de validade dos cosméticos e maquiagens/ Thinkstock
É importante checar sempre a data de validade dos cosméticos e maquiagens/ Thinkstock

Doenças e alergia a maquiagem podem provocar esse tipo de quadro, porém, segundo Claudia, a maior causa da queda ciliar é o abuso de máscara à prova d’água, de delineador e outros itens com ingredientes que agridem a região aos olhos. “Além disso, as maquiagens têm validade de uso, sendo que as máscaras, após abertas, não duram mais do que seis meses”, explica.

CUIDADOS CERTOS

Outro fator importante é saber passar a máscara corretamente sobre os cílios. A dermatologista diz: “Ao aplicar e/ou remover não deve haver tração exagerada ou o hábito de esfregar com movimentos de vai e vem”.

Também é fundamental tirar a maquiagem antes de dormir com loções sem álcool ou água demaquilante micelar e algodão macio. O processo deve ser feito com delicadeza, em movimentos circulares e repetindo duas a três vezes.

Claudia ainda frisa que os cílios precisam de hidratação, o que evita fios finos e secos demais ou a própria queda. Assim, quando passar seu creme especial para a área dos olhos, lembre-se de aplicar o produto rente aos cílios. A especialista complementa: “Duas ou três vezes por semana passe um óleo como o de rícino, derivado de mamona, ou um creme à base de pró-vitamina B5”.

CURVEX OU NÃO CURVEX?

Ao contrário do que muita gente pensa, o curvex, aquele modelador de fios, não prejudica os cílios, mas é preciso delicadeza e boa manutenção do aparelhinho. “Tem que ter higiene e trocar a famosa borrachinha semestralmente, e de preferência usar uma de silicone”, esclarece.

Ao contrário do que muita gente pensa, o curvex deve ser usado antes da máscara/ Thinkstock
Ao contrário do que muita gente pensa, o curvex deve ser usado antes da máscara/ Thinkstock

Uma orientação fundamental é utilizá-lo em fios secos e limpos, antes da máscara, para evitar maiores problemas: “A grande maioria das máscaras, quando aplicada em várias camadas, deixa os fios ciliares mais duros e pouco flexíveis, o que pode provocar um trauma físico irreparável que leva à quebra no local da pressão”.

O curvex térmico, que esquenta a região, deve ser aplicado com cuidado redobrado e no tempo estipulado pelo manual do produto para que não queime a pele ou danifique os cílios. Segundo a dermatologista, este item é indicado para quem tem cílios curtos difíceis de serem modelados.

OUTROS TRATAMENTOS

Tingir os fios ou aplicar produtos que estimulem seu crescimento está cada vez mais comum. Mas pode? De acordo com Claudia, desde que o produto tenha sido aprovado pela Anvisa, não tem problema passar, atentando para as orientações de higiene.

Com relação ao tingimento, ele é desaconselhado a pessoas de olhos claros, que têm mais chance de apresentar um escurecimento da íris. Por fim, a especialista recomenda: “O procedimento deve ser realizado por um designer de sobrancelhas, visagista ou fisioterapeuta dermatofuncional que tenha experiência na aplicação. Jamais faça esse procedimento em casa, pois pode causar alergia.”

Advertisement

Enquetes

enquete

Que esmalte é o seu queridinho da estação?

Carregando ... Carregando ...