COKACOKA/ISTOCK
Beleza Cabelos

Aproveitou o mar e a piscina? Saiba como recuperar a beleza e saúde dos fios

O período de festas costuma ser acompanhado de sol, mar e piscina, três delícias do verão que podem ser verdadeiros inimigos da saúde – e beleza –  dos seus cabelos. Está sentindo que estão ressecados e sem brilho? Então é hora de mudar! O DaquiDali revela os cuidados intensivos pós-férias para deixar os fios lindos e livres de danos.

+ Dicas certeiras te ajudam a encontrar o jeans perfeito

+ Três tipos de mechas que são aposta certeira para o verão

+ Descubra o seu signo e as previsões completas para o Ano Novo Chinês

Hora de reconstruir!

“Uma das primeiras coisas que perdemos é a hidratação dos fios por conta da exposição solar, porque é muito comum acabar não investindo em proteção. Se você não preparou os cabelos antes de viajar, o ideal é assim que voltar fazer uma reconstrução no salão. Lembrando que é diferente da hidratação: ela age de dentro para fora, no córtex, devolvendo água e nutrientes perdidos, enquanto a outra muda a parte sensorial na área externa, com brilho e maciez”, explica o hairstylist Gil Scawia, do Square Hair & Care.

Hidratação deve ser feita semanalmente em casa. Foto: Thinkstock
Hidratação deve ser feita semanalmente em casa. Foto: Thinkstock

Feita a reconstrução, que não vai provocar tanta mudança visualmente, é hora de trabalhar no aspecto externo. “Depois vamos partir para a hidratação semanal feita em casa, que vai deixar sedoso e bonito. Uma dica é usar a mesma marca que foi utilizada para reconstrução, porque assim você dá uma continuidade ao trabalho e faz a manutenção. Vale dizer que a reconstrução não precisa ser feita novamente tão cedo, porque é muito forte e tende a enrijecer demais os fios por ir sobrepondo queratina sem necessidade”, indica.

Cor renovada

Você sente que a coloração perdeu o brilho e ficou desbotada? Isso acontece pela oxidação, muito comum com a exposição ao sol e demais agentes nocivos. “Se você pintou a pouco tempo e só quer reavivar a cor temos duas opções, retocar a coloração (que vai cobrir a raiz que já cresceu), ou um procedimento mais leve e recomendado, que é a tonalização. Toda tintura tem o seu equivalente em tonalizante e vale muito a pena segurar com ele até realmente precisar colorir novamente. Se ele está apenas opaco, existem tonalizantes sem cor que apenas dão brilho e até podem ser misturados com a sua coloração”, aponta.

Desbotou? Tonalização é o mais indicado para recuperar a cor sem danificar. Foto: ANETLANDA/ISTOCK
Desbotou? Tonalização é o mais indicado para recuperar a cor sem danificar. Foto: ANETLANDA/ISTOCK

Ficou verde? Tenha calma

Se você tem o loiro claro e passou dias na piscina é normal que sinta as madeixas esverdeadas, um efeito que acontece pela reação entre a química dos seus fios e o cloro utilizado para manter a água limpa. “É importante que você não vá direto descolorir e pintar novamente, porque vai danificar muito em um momento em que os cabelos não estão preparados para isso”, alerta.

Algumas soluções caseiras te ajudam a se livrar do incômodo até que seus cabelos estejam saudáveis para realmente fazer o retoque: “A primeira e que é muito funcional é lavar com leite, algo simples, mas que é recomendado. Você vai lavar normalmente com seu xampu, que tem pH ácido e vai abrir a cutícula do fio, e depois esfregar bem o leite, que vai atuar como uma buchinha e ir higienizando os fios.  Não remove 100%, mas melhora muito para não precisar danificar mais. O xampu de limpeza profunda também ajuda a ir removendo, mas resseca bastante, então cuidado com o excesso”.

Advertisement

Enquetes

enquete

Qual tendência você acha mais difícil de usar?

Carregando ... Carregando ...