Foto: Motortion/iStock
Amor & Sexo

Saiba como o medo de perder o outro pode atrapalhar o relacionamento

Quando você gosta muito de algo, naturalmente tem medo de perdê-lo. Se isso vale, por exemplo, para um objeto de estimação com valor afetivo ou para um bichinho, imagina para a pessoa amada? O que a Ciência acaba de descobrir é que, só de pensar no fim da relação, ele pode se concretizar. Ficou passada?

+ FICAR SOZINHA OU ARRUMAR OUTRO AMOR: O QUE É MELHOR PARA SUPERAR UM TÉRMINO?

+ CUIDADO! CINCO SINAIS DE QUE SEU AMOR NA VERDADE É UMA OBSESSÃO

+ FAZENDO A SENSATA! SAIBA O QUE NÃO DIZER QUANDO ELE ESTÁ CHATEADO

A conclusão vem de um estudo realizado pela Universidade Vita-Salute San Raffaele, na Itália, e publicado no jornal Motivation and Emotion. Os pesquisadores Simona Sciara e Giuseppe Pantaleo, selecionaram  104 voluntários comprometidos, e analisaram informações sobre cada um deles, além do estado e de como funcionavam seus relacionamentos.

Parte dos voluntários foi induzido a pensar no fim dos seus relacionamentos e isso diminuiu o comprometimento deles. Foto: AntonioGuillem/iStock

Divididos, a um grupo foi pedido que pensasse na possibilidade de um término. Como isso não é tão fácil para a maioria das pessoas, elas tiveram uma ajudinha, ou seja, sem perceber passaram por técnicas de manipulação que traziam dados e estatísticas sobre relacionamentos fracassados de modo geral e chances da sua história mesma ir para o buraco. Em seguida, eles precisaram responder como se sentiam em relação ao outro e o quanto estavam comprometidos com a relação.

O resultado? Quase que como um mecanismo de defesa, a parte que foi obrigada a vislumbrar o fim do seu romance se mostrou bem menos romântica e comprometida. Por outro lado, o grupo que não ouviu nada estava esbanjando paixão e disposição em continuar bem feliz com sua alam gêmea. Segundo Sciara, “isso mostra que, diante de um risco ‘muito alto’ de terminar o relacionamento, os participantes claramente reduziram a intensidade de seus sentimentos positivos em relação ao parceiro romântico”. É exatamente essa redução do comprometimento que pode levar ao fim. Agora que você já sabe disso, pensamentos positivos, hein?

Advertisement

Enquetes

enquete

Qual tendência você acha mais difícil de usar?

Carregando ... Carregando ...