Quer ter mais felicidade e saúde? Case com seu melhor amigo, diz estudo

As mulheres se beneficiam mais de maridos que são melhores amigos, mas assumem menos isso

8 de abril de 2017 - por DaquiDali
Foto: Pilin_Petunyia/istock

Para que serve um melhor amigo? Dar conselhos, puxar a orelha, dividir alegrias e tristezas, conhecer seu pior e seu melhor lado. Mas mais do que pedir um ombro amigo, que tal pedi-lo em casamento? É a garantia de ter mais felicidade e saúde!

+ Sabia que “juntar os trapinhos” também é um tipo de casamento? Ana Canosa explica
+ Seis detalhes indispensáveis para transformar em realidade seu casamento dos sonhos
+ Cinco mitos do casamento que você deve esquecer para ser mais feliz

Pelo menos é o que diz um novo estudo recentemente publicado no National Bureau of Economic Research: quando o casal tem um como melhor amigo do outro, eles apresentam níveis de satisfação com a vida muito maiores do que os “só apaixonados”. E se você parar para pensar, faz todo o sentido, afinal quer melhor combo que esse amor + amizade?

Foto: g-stockstudio/istock

As mulheres têm mais vantagens quando seus esposos são seus melhores amigos. Foto: g-stockstudio/istock

Como foi feito

O documento cruza três bancos de dados: do United Kingdom’s Annual Population Survey (APS), do British Household Panel Survey (BHPS) e do Gallup World Poll (GWP). Compilando os três estudos, o tempo de avaliação vai de 1991 a 2013 e mais de 300 mil observações foram realizadas nesse período. Os cientistas selecionaram casais que se diziam melhores amigos e viviam juntos com “apenas” casados, e compararam aspectos como gênero, idade, saúde e renda. Entre os cônjuges do primeiro grupo, em especial as mulheres, foi constatado que elas se beneficiam mais quando têm o esposo como esse parceirão. Em compensação, elas também têm mais dificuldade em perceber e assumir esse “amigão”, já que, na maioria dos casos, possuem muito mais amizades íntimas (e femininas) que eles.

Diga “sim” para felicidade

Shawn Grover e John F. Helliwell, pesquisadores que compilaram os estudos, afirmam que o aumento da felicidade está diretamente relacionado ao casamento. Eles exemplificam com pessoas de meia-idade: as casadas tendem a ser mais felizes que as solteiras nessa fase da vida. Ou revelação foi que, se você já é alguém naturalmente feliz, casar-se pode aumentar isso ainda mais.

Tags: , , , , , , ,