Você sempre escolhe o homem errado,embora ele pareça certo na hora? FOTO: thinkstock
Amor & Sexo Comportamento

Por que (sempre) escolhemos o homem errado? Como mudar isso?

Quando você olha para trás e analisa bem, aconteceu várias vezes: pular de relacionamento em relacionamento, mas sempre com o mesmo tipo de homem que não te satisfaz (muito pelo contrário, só causa mais frustração). Por que será isso acontece? Por que o coração só se apaixona por quem não deve, e nunca aprende o que (ou quem) é certo?

+ Retrospectiva fashion: os cinco looks mais curtidos da Eliana em 2016

+ Como fazer uma reflexão saudável de fim de ano para ser mais feliz no próximo

+ Como garantir a segurança das crianças nas férias e festas de fim de ano

O erro começa com…

“O nosso ‘eu’ é formado a partir das experiências ao longo da vida”, diz Tatiana Leite, psicóloga especializada em terapia familiar e de casal, e sexualidade humana. “De carinho, afeto, raiva, perda, abandono, ser ou não olhado, admirado…. Todas vão constituindo a nossa autoestima, o quanto nós nos vemos e nos reconhecemos”. Segundo ela, embora tais características possam não ser necessariamente verdadeiras, influenciam na crença individual.

“Quando nós nos tornamos adultos e vamos ter as primeiras relações amorosas, levamos essa história do ‘eu’. Acabamos efetuando as escolhas muito por essas vivências”, explica. Aí tem pessoas que se acostumam a (sempre, diga-se de passagem) eleger mal o parceiro. “Que reforçam aquilo que falta nelas; às vezes, elas não tiveram tanto amor e procuram por aqueles que não as valorizam”.

Muitas mulheres acabam repetindo o mesmo padrão comportamental pela vida inteira, o que causa mais tristeza e frustração FOTO: thinkstock
Muitas mulheres acabam repetindo o mesmo padrão comportamental pela vida inteira, o que causa mais tristeza e frustração FOTO: thinkstock

Modo “repeat”

Para a profissional, é comum haver mulheres não se acham merecedoras de um sentimento profundo como o amor e, infelizmente, não se dão conta de que estão em um ciclo vicioso danoso. “Por terem tido pais violentos na infância, ou abusos, falta de um vínculo afetivo, traumas nesse sentido, entre outros, elas optam por pares cujo estereótipo é conhecido e segue a mesma referência”.

Virando a mesa

O segredo, Tatiana afirma, é o autoconhecimento. “Por medo de ficar sozinha, uma boa parte delas vai emendando um romance no outro. É importante parar para pensar no porquê da preferência, o que chamava atenção e não vingou, para cortar o padrão e não repeti-lo mais”.

Ninguém escapa

Não se pode esquecer, contudo, que qualquer uma está sujeita ao fato. Inclusive o grupo das “bem-resolvidas“. “Existem indivíduos que enganam bem”, a psicóloga aponta. “No começo de tudo, a gente coloca a melhor roupa e conta aquilo que acredita que é o melhor que tem. Muitos se sentem seduzidos por isso – o que não é a realidade”.

Autoconhecimento é a palavra-chave para evitar relacionamentos com aqueles "errados" que verdadeiramente não satisfazem o coração FOTO: thinkstock
Autoconhecimento é a palavra-chave para evitar relacionamentos com aqueles “errados” que verdadeiramente não satisfazem o coração FOTO: thinkstock

Projeção do amor

Ao se entender que se projeta no outro o que, lá no fundo, se gostaria de possuir também, fica mais fácil se perguntar: “estou escolhendo por que ele me dá segurança? Por que tive atração física? Por que imagino que ele consiga ser um bom pai?”.

Por eliminação

Pense no(s) valor(es) dos quais você não abriria mão de jeito nenhum. Com a definição de ponto de partida em mente, na hora do encontro, é mais fácil perceber se o crush pode corresponder a isso. “É preciso ser honesta consigo. O que é que é mais significativo: beleza? Suporte financeiro? É essencial deixar o medo de lado e não fantasiar (o príncipe encantado), criando expectativas que não se sustentarão ao longo do convívio”.

Lembre-se que a partir do momento que você não nutre o amor-próprio e não cuida de si, não pode jogar tal responsabilidade para quem aparecer na sua frente. “O outro nunca vai suprir isso. É necessário estar bem para buscar uma união”.

Advertisement

Enquetes

enquete

Que esmalte é o seu queridinho da estação?

Carregando ... Carregando ...